Categorias
Lutas

SitraAM/RR e Sinjeam realizam assembleia de socialização sobre reajuste salarial com coordenador da Fenajufe

Na manhã desta quarta-feira (25), o SitraAM/RR e o Sinjeam realizaram, de forma virtual, assembleia de socialização para atualizar as servidoras e os servidores sobre a luta em favor da recomposição salarial do funcionalismo brasileiro. O encontro contou com a participação do coordenador da Fenajufe, Roberto Policarpo, e foi coordenado pelo presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa, pela vice, Eusa Maria Braga, e pelo presidente do Sinjeam, Elongio Moreira.

Na assembleia, o coordenador da Fenajufe foi convidado a atualizaras trabalhadoras e trabalhadores sobre a conjuntura da luta e também a tirar dúvidas dos participantes sobre o tema. Ele aproveitou para lembrar que o Supremo Tribunal Federal foi consultado pela Casa Civil do governo federal para saber se há possibilidade de realocar recursos que permitam ao Judiciário ajudar no pagamento de um futuro reajuste. O STF fez os cálculos, mas respondeu ao governo que para isso é necessário que a sugestão de reajuste passe pelo Congresso.

A vice-presidente do SitraAM/RR, Eusa Maria Braga, destacou a importância da socialização da luta para todas as servidoras e servidores. “Estamos absorvendo perdas na ordem de 19,99%, somente entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, e está projetada para 2022 uma perda muito maior, que será de, no mínimo, 26%. Esse reajuste proposto pelo governo é “emergencial” e por hora ainda não está garantido, pois ainda não há nada de concreto. Daí a necessidade de mantermos a unidade e a mobilização de todo o conjunto de servidores públicos federais”, disse ela.

O reajuste emergencial a que Eusa se refere é a proposta do governo federal de uma recomposição linear de 5% para todo o funcionalismo, porém, essa ideia ainda não saiu do papel, mesmo que o prazo final para reajuste salarial, 4 de julho, esteja se aproximando. Essa data-limite é determina da pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente do Sinjeam, Elongio Moreira, agradeceu a disponibilidade do coordenador da Fenajufe e também lembrou sobre a importância de se manter a mobilização até que a vitória seja alcançada. “Quero somente agradecer ao Roberto pela participação e também a todos os presentes nesta assembleia”, disse ao final.

No encerramento do encontro, o presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Correa, aproveitou para lembrar o homicídio que vitimou a servidora doTRT11, Silvanilde Ferreira Veiga, aos 58 anos, no último sábado (21). Ela era servidora do tribunal há mais de 30 anos e ocupava, até então, a diretoria da 15ª Vara do Trabalho.

“Esperamos que a Justiça seja feita para esse caso tão triste que ocorreu na nossa regional. Que a Silvanilde esteja orando por nós assim como estamos orando por ela daqui. É realmente muito triste e esperamos que os investigadores sigam com o trabalho para descobrir o que aconteceu e para que o autor ou autores do crime sejam devidamente punidos”, pontuou Correa. 

FONTE: SitraAM/RR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *