Categorias
Lutas

Entidades do AM colaboram para mais uma semana de mobilização contra a PEC 32 em Brasília

Servidores e servidoras públicos de todo o Brasil, representados por entidades sindicais, protagonizaram em Brasília (DF) mais uma intensa semana de mobilizações contra o PEC 32, mais conhecida como Reforma Administrativa. Pelo Amazonas, estiveram na frente de batalhas o presidente do Sinjeam, Elongio Moreira, e o representante do Sinasef-AM, professor José Eurico Ramos.

Desde terça-feira (9), centenas de trabalhadores da administração pública ocupam espaços na capital federal em constante vigília e manifestação contra os projetos do governo que visam o fim do funcionalismo e o desrespeito com a população.

“Vejo como algo muito importante e representativo essa participação das entidades do Amazonas, pois mostra que, cada vez mais estamos unidos e emprenhados em derrotar essa PEC do desmonte, Apesar da distância, temos conseguido nos organizar para que nosso Estado esteja sempre representado nessa mobilização nacional”, comentou o coordenador da Fenajufe e presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Corrêa.

Balanço
Nesta quinta-feira (11), as entidades representativas de várias categorias do serviço público mantiveram vigília em frente ao Anexo II da Câmara, mas semana contou também manifestações performáticas em frente a Procuradoria Geral da República (PGR) na quarta-feira (10) e em frente ao Anexo II com grande visibilidade.

Na PGR, os servidores cobraram urgência de Augusto Aras no andamento do relatório da CPI da Covid que evidencia descaso e irresponsabilidade do presidente Bolsonaro com a pandemia que já matou mais de 610 mil brasileiros e brasileiras.

Abusando de criatividade crítica os manifestantes realizaram no mesmo dia, uma roda de quadrilha junina no Anexo II em alusão à compra de votos, manobra usada para aprovação da PEC dos Precatórios (PEC 23) e da reforma administrativa (PEC 32) na comissão especial. Em ritmo de forró parodiaram o cenário caótico proporcionado pelos gestores do Congresso Nacional.

As ações tem chamado atenção e provocado insegurança e desestrutura no governo que está cada dia mais fragilizado. Vários parlamentares que votavam favoráveis já recuaram seus votos.

Pressão
De acordo com o observatório da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, o placar dos contrários a PEC se igualou aos favoráveis. Isso representa vitória para a luta dos servidores e derrota para o governo.

Confira baixo a programação permanente proposta para a semana que vem:

16/11 – manter as atividades de pressão nos aeroportos de partida dos deputados

16/11 – 7h da manhã: pressão no aeroporto de Brasília

16/11 – tarde: retomada da vigília em frente ao Anexo II

17/11 – manhã: concentração no Espaço do Servidor (atividade surpresa)

17/11 – tarde: Vigília no Anexo II

18/11 – tarde: Vigília Anexo II

Demais atividades serão definidas no decorrer da semana.

Com informações da Fenjaufe

Fonte: sitraam.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *